Navegadores WEB Firefox, Google Chrome, Opera e Internet Explorer

This entry was posted on Tuesday, 12 January, 2010

O mercado de navegadores web se tornou muito mais interessante e desafiador, no ano passado. Os usuários do Windows têm agora a escolha entre quatro (cinco, se contar o Safari ) navegadores pois podem usar: Firefox, Google Chrome, Opera e Internet Explorer. O Firefox e o Internet Explorer seguiram dominando o mercado de navegadores web no ano passado, mas o mercado está mudando, graças aos desenvolvimentos recentes.

Um exemplo disso é a análise das visitas recebidas por um grande site o Ghacks, segundo publicado 47% de todos os visitantes que visitaram este site em 2008 o fizeram utilizando o Firefox seguido por 35% de utilizadores com Internet Explorer, 7,34% de utilizadores do Google Chrome, Safari 4,31% e 3,52% de usuários do Opera. É provável que as estatísticas pareçam semelhantes em todos os sites de tecnologia ao passo que outros sites em geral ainda vemos Internet Explorer da Microsoft no topo.

O quadro muda se você olhar as estatísticas de Dezembro de 2009. Firefox perdeu quase 8% ficando com 39% atrás do Internet Explorer, que ganhou 6% e agora está em 41%. Google Chrome conseguiu 2% e está perto de quebrar em os dois dígitos, com 9,67%. Safari e Opera caíram cerca de 0,5% cada.

Há duas razões principais para a mudança: O site cresceu trazendo novos visitantes que mais inexperientes preferem utilizar Internet Explorer a outros navegadores da web. O segundo motivo é o lançamento do Internet Explorer 8 de março de 2009, que impulsionou as estatísticas para o Internet Explorer.

Google Chrome consegue obter em sua participação de mercado, porque é ativamente promovido pelo Google em sites como a Amazon, mas também no próprio site do Google.

Vamos arriscar algumas previsões para 2010:

* O Google Chrome vai chegar a 15-20% de market share em sites de tecnologia no final do ano.
* Opera e Safari não serão capazes de ganhar uma quota de mercado significativa.
* Internet Explorer irá perder mercado (Internet Explorer 8 vai ganhar, mas o 6 e 7 vão perder)
* Firefox vai perder participação de mercado

Eu dizendo isso parece até estranho, pois, sou defensor aguerrido do Firefox que é um ótimo navegador, mas tenho de adimitir que a razão principal para executá-lo como o navegador principal são suas extensões. O fato é que ele “engole” muita memória e tem surpreendentemente se tornado mais lento que os demais. Isso faz do Google Chrome o seu algoz, ele é mais rápido e também suporta extensões.

Por isso tudo eu mesmo devo mudar para o Chrome até que o Firefox ganhe em velocidade e isso pode acontecer nas versões futuras, mesmo porque este ano talvez cheguemos a versão 4 do Firefox com boas novidades.

E você o que acha que acontecerá com estes navegadores em 2010?

Leia também essas notícias:

TV HD LG muito fina

Principio de Pareto 20% a 80%

Chrome Os para netbooks

Editar as informações de arquivos MP3

Multifunction Printer – só impressoras iradas

Popularity: 1% [?]

Comments are closed.